domingo, 28 de junho de 2009

Artigo: História dos quadrinhos e sua importância na sociedade

Fiz uma página dedicada aos quadrinhos no blog letras e artes, essa literatura esquecida pelos leitores de livros e que possui grandes obras. Os quadrinhos surgiram no início do séc xx em meados do séc. ganhou grande nos Estados Unidos e depois no Japão com o mangá. O brasil por muito tempo dependeu das produções estrangeiras americanas, quem não conhece Superman, Batman, Homem-aranha, e hoje publica também muitos mangás. Mas no brasil a uma força muito grande nos quadrinhos infantis e nas tirinhas de saem nos jornais, os quadrinhos infantis todo mundo já conhece turma da mônica, menino maluquinho, Pererê enfim... autores como Maurício de Souza e Ziraldo vem fazendo a imaginação da criançada há anos e hoje com certeza dos adultos que cresceram lendo essas revistinhas. Quanto as tirinhas no Brasil, grandes autores se dedicaram e se dedicam a ela, a tirinha é usada geralmente como crítica social ou política é onde está o humor e o sentido da tira, nos anos o cartunista Henfil desafiava a ditadura com seus personagens contestadores como Gráuna e Os fradinhos. O blog letras e artes tenta valorizar esta arte de grande importância social, importância esta muitas vezes desconhecida, e trará artigos mostrando a grande importância dos quadrinhos no Brasil e no mundo e as marcas que deixou na cultura.
texto escrito por thiago_dancer

sexta-feira, 26 de junho de 2009

BlogBlogs.Com.Br

ESTRÉIA da nova página quadrinhos com um presente para você!

A página Quadrinhos do blog letras e artes estréia em grande estilo, considerada por muitos a maior obra da literatura em quadrinhos, se não a maior é sem dúvida uma grande obra, Watchmen escrito pelo mestre Alan Moore abala as estruturas da sociedade e do que é certo ou errado, as doze edições em um único arquivo, mesmo para quem não curte quadrinhos vale a pena conferir.

visite a comunidade do blog no orkut: eu gosto de todo tipo de arte.

Fórum
Arte marginal: quem dita o que é arte?
A arte inovadora das galerias é considerado vanguarda, a arte inovadora das ruas ou populares são marginais; Porque?A arte que foge dos padrões estéticos é considerada arte alternativa, marginal ou regional, o que foge dos centros urbanos, o que foge dos livros, o que foge dos quadros. Quem dita os padrões? os padrões são tão confusos que se vê sentido onde não há, e onde há ninguem vê, quem dita? o mercado? os críticos? as editoras? o que determina uma obra possuir mais valor que outra? a fama do artista? a inovação? a tradição? Quem dita são eles? ou somos nós, consumidores. A literatura para ter sentido precisa estar no livro? precisa ser escrita? editada? vendida? Uma vez li num livro que o determinava no passado o valor da arte eram os ideais da época. E nós qual é nosso ideal?
visite a nossa comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91412982

terça-feira, 16 de junho de 2009

PARTICIPE! Opine sobre a politica de downloads desse blog, leia o texto e vote na enquete

Eu postei uma enquete, que é motivo de discussões na internet. A distribuição gratuita de livros que ainda estejam protegidos por direitos autorais, muitos desses livros estão em arquivos pdf e são produzidos por grupos que são a favor da democratização do livro no Brasil, esses livros ou e-books já se encontram em sites conhecidos e tem sua distribuição apoiada por muitas pessoas. Com isso encontramos dois argumentos: dos que são favor e dos que são contra, o primeiro é que ser leitor no brasil custa muito caro, os preços dos livros no Brasil comparados a outros países são absurdos. Do outro lado temos uma lei que protege as autorias e que muitos acreditam que deve ser seguida, E você? Qual a sua opnião?, as opniões e a enquente definiram a política de downloads desse blog, esse é um blog democrático a opnião da maioria prevalecerá.
comentem!

sábado, 13 de junho de 2009

O poeta Antônio Brasileiro foi eleito para a Academia de Letras da Bahia.

O professor doutor Antônio Brasileiro Borges foi eleito quarta-feira (8), por unanimidade, para a Academia de Letras da Bahia. Brasileiro terá a cadeira 21, anteriormente ocupada por Jorge Amado e Zélia Gattai.
Lotado no Departamento de Letra e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e autor de 25 obras, Brasileiro é considerado um dos mais importantes poetas da Bahia. "Ele contribui para a riqueza desta casa", comentou José Carlos Capinam. "É uma honra tem um poeta desta qualidade na ALB", afirmou o também imortal Aramis Ribeiro Costa.
Antônio Brasileiro Borges possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1969), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura.
Feira de Santana, 9 de junho de 2009.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

nova postagem de livro

Pessoal já disponibilizei o livro emília no país da gramática, a partir de agora serão colocados livros para download na página: livros. obrigado

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sejam bem vindos...

A intenção de fazer esse fazer esse blog veio de uma inquietação. como pode uma pessoa gostar de tantas coisas ao mesmo tempo? coisas que parecem controversas como: literatura e quadrinhos? poesia e piada? dança e leitura. Sog um olhar leigo e preconceituoso muitas vezes esquecemos o quanto é fina a linha que separa essas manifestações e se refletirmos um pouco mais veremos que às vezes nada os separa, a exemplo a poesia e o cordel que sempre andaram lado a lado, como ter preconceito ou considerar a arte de contar piadas uma arte menor? pois a comédia é o grande espelho da sociedade que nos coloca cara a cara com a realidade. Todas as artes estão conectadas pois todas partem da mesma vontade, do mesmo desejo que é nos fazer sentir. Hoje percebo que a minha inquietação tinha um fundamento, sempre vi colegas área, e quero acreditar que são poucos, com a mente fechada para essa consciência, o preconceito artístico é realidade entre os que se consideram apreciadores da arte, não existe arte menor ou maior, foi esse pensamento que deixou vários poetas no esquecimento quando se passou a valorizar demasiado a forma, e ocorreu novamente quando se desvalorizou a forma totalmente. tentarei abrir espaço para todo tipo de arte neste blog, o que eu não puder incluir indicarei onde encontrar, o que eu não puder encontrar será preenchido por vocês, comentários, pedidos, textos, enquetes e opniões obrigado. thiago_dancer
BlogBlogs.Com.Br